Observatório da Democracia se reúne para definir ações em 2020
Aconteceu na terça, 21, na sede do Partido Democrático Trabalhista(PDT), encontro do Observatório da Democracia(OD), que reúne sete fundações partidárias. A reunião visava a avaliação do que ocorreu no ano que passou, primeiro ano do Observatório e primeiro ano também do governo Bolsonaro, que vem sendo monitorado pelo OD.
Estavam presentes Henrique Mathiessen(FPAPLB/PDT), Marcio Pochmann(FPA/PT), Alexandre Navarro(FJM/PSB), Francisvaldo Souza(FLCMF/PSOL), Adalberto Monteiro(FMG/PCdoB) e Thereza Franco Netto(FCC/PPL). Para Alexandre Navarro, vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), “o OD precisa ampliar a comunicação com seu público e é fundamental que haja um debate sobre tecnologia e política, com ênfase para a produção e distribuição de Fake News, que tem afetado de forma incisiva principalmente a esquerda no Brasil”.
Henrique Mathiessen da Fundação Alberto Pasqualini defendeu que o Observatório organize um grande evento sobre tecnologia e suas implicações na vida política atual. Marcio Pochmann quer que o OD se debruce sobre o tema do “trabalho”, da forma como ele vem sendo concebido hoje.
A avaliação geral do trabalho é positiva e para o início deste ano deverá ser realizado um evento de avaliação do primeiro ano do governo Bolsonaro, quando será apresentado um documento síntese. Além disso, o OD deverá também se debruçar sobre dois temas: o avanço da tecnologia sobre a esfera política e as mudanças na concepção do que é o trabalho e o que é ser trabalhador.