Em videoconferência, especialistas discutirão o valor da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como política de Estado (05/06)
Na próxima sexta-feira (5) acontecerá a Mesa O valor da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como política de Estado, que faz parte do Ciclo Diálogos, Vida e Democracia, uma série de videoconferências promovidas pelo Observatório da Democracia. A Mesa será coordenada por Alexandre Navarro, que é vice-presidente da Fundação João Mangabeira e membro da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem e foi secretário nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), vice-ministro de Integração Nacional e membro do Comitê de Peritos em Administração Pública das Nações Unidas (CEPA/UNDESA). Participarão da Mesa o Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Ildeu Moreira, o ex-ministro de CT&I Sergio Rezende, o Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Luiz Davidovich e o ex- ministro de CT&I Marco Antônio Raupp.
A forma como o governo federal vem tratando a pandemia do coronavírus reflete apenas uma parte, evidenciada pela tragédia sanitária, do descaso com que vem sendo tratado o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI): corte de recursos do ministério, CNPq, Organizações Sociais e Institutos de Pesquisa, ampliação da reserva de contingência do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), desconstrução da pesquisa em Ciências Básicas e Humanidades, eliminação da provisão para fomento em Pesquisas e Desenvolvimento (P&D) etc. De um lado, um governo federal que ignora os avisos e colaboração da comunidade científica e do SNCTI para o combate à pandemia do Covid-19; de outro, governos estaduais e prefeituras maniatados pela restrição financeira e ausência de uma política nacional comum de enfretamento da crise sanitária, desorganização que amplia a incapacidade de reduzir a curva da infecção, assim como provoca a morte de milhares e acrescenta, a cada dia, um sem número de infectados, a par da subnotificação velada. Esses serão alguns dos temas que serão tratados nesta Mesa, composta por dirigentes experientes e conhecedores da situação do setor.
O Ciclo conta com a realização de diversas mesas temáticas feitas por videoconferências, sempre a partir das 14:30h. As seguintes ocorrerão no dia 09 de junho (terça-feira) – O Mundo do Trabalho e a Pandemia e no dia 13 de junho (sábado)
– Centrais Sindicais e a Crise Brasileira.
O Observatório da Democracia é formado pelas Fundações João Mangabeira (PSB), Perseu Abramo (PT), Astrojildo Pereira (Cidadania), Mauricio Grabois (PCdoB), Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Da Ordem Social (PROS) e Cláudio Campos (PPL).
Serviço: Ciclo Diálogos, Vida e Democracia -Vídeoconferências
Mesa 11: O valor da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como política de Estado
Data: 05 de junho (sexta-feira)
Horário: 14:30h
Onde: Acompanhe as webconferências do Ciclo Diálogos, Vida e Democracia, no Facebook, pelas páginas das Fundações Astrojildo Pereira, Claudio Campos, Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, Mauricio Grabois, da Ordem Social e João Mangabeira.
Ou se inscreva no canal do Observatório da Democracia no youtube:
https://www.youtube.com/c/observatóriodademocracia
A programação completa pode ser acessada aqui:
https://observatoriodademocracia.org.br/2020/05/08/dialogos-vida-e-democracia/