Fundação João Mangabeira realiza Semana Celso Furtado
Ciclo de debates presta tributo a um dos mais importantes intelectuais brasileiros, que dedicou sua vida a projetos de transformação nacional e à compreensão do Brasil
A Fundação João Mangabeira (FJM) promove, de 3 a 6 de novembro, a Semana Celso Furtado. Com uma programação de debates sobre política econômica, os encontros online têm o objetivo de abrir horizontes de reflexão orientados para a busca de soluções efetivas e factíveis para o país.
O ciclo de debates homenageia o centenário do economista paraibano Celso Furtado, um dos mais destacados intelectuais brasileiros, que dedicou sua vida à compreensão do país e a produzir projetos de transformação nacional.
Os temas das conferências vão da superação do subdesenvolvimento e projeto nacional de desenvolvimento até a participação popular nas decisões, e contarão com a presença de importantes pensadores contemporâneos como Adroaldo Quintela, Cláudia Sousa Leitão, Tania Bacelar de Araújo e Roberto Saturnino Braga.
A Semana Celso Furtado tem apoio institucional da Associação Brasileira de Economistas Pela Democracia (ABED) e do Centro Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICF). Os debates serão transmitidos ao vivo nas redes sociais da Fundação João Mangabeira, de 3 a 6 de novembro a partir das 19h, com previsão de encerramento às 21h.
Confira a programação dos encontros:
3/11, terça-feira, 19h: Abertura da Semana Celso Furtado de debates da FJM
Tema: Superação do subdesenvolvimento e Projeto Nacional de Desenvolvimento
- Ricardo Coutinho – Presidente da Fundação João Mangabeira
- Carlos Siqueira – Presidente do Diretório Nacional do PSB
- Prof. Carlos Brandão – Organização da Semana Celso Furtado
- Roberto Saturnino Braga – Diretor-Presidente do Cicef – Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
- Adroaldo Quintela – Coordenador da ABED- Associação Brasileira de Economistas pela Democracia.
- Ricardo Bielschowsky – Professor do Instituto de Economia da UFRJ. Ex-funcionário da CEPAL.
- Inês Patrício – Professora Economia da UFF, ABED.
- Moderador: Fabio Maia (Diretor de Organização/FJM)
4/11, quarta-feira, 19h: Planejamento Regional e Federalismo
- Tania Bacelar de Araújo – Professora do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE e Sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Ex-Secretária Nacional de Políticas Regionais.
- Clélio Campolina Diniz – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/UFMG). Ex-Reitor UFMG e Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (2014).
- Moderadora: Hipólita Siqueira de Oliveira – Professora de Planejamento Regional do Instituto de Pesquisa e Planejamento Regional da UFRJ. Co-autora do livro Pacto federativo, integração nacional e desenvolvimento regional. Ex-Diretora da ANPUR – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.
5/11, quinta-feira, 19h: Cultura, Inventividade e Economia Criativa
- Rosa Freire de D’Aguiar (CICF. Jornalista e Tradutora)
- César Ricardo Siqueira Bolaño – Professor da UFS. Foi presidente Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Autor de livros sobre Celso Furtado e Cultura.
- Cláudia Sousa Leitão – Professora da UECE. Ex-Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006) e Ex-Secretária Nacional da Economia Criativa (2011-2013).
- Moderador: Prof. Carlos Brandão
6/11, sexta-feira, 19h: Conclusão do Ciclo de Debates “Democracia, Soberania e Participação da População nas Decisões”
- Gilberto Bercovici – Professor Titular de Direito Econômico da USP e CICF
- Roberto Saturnino Braga – Diretor-Presidente do Cicef – Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
- Adroaldo Quintela – Coordenador da ABED- Associação Brasileira de Economistas pela Democracia.
- Prof. Carlos Brandão – Organização da Semana Celso Furtado
- Moderador: Alexandre Navarro (Vice-Presidente da FJM)
Acompanhe, de 3 a 6/11, a partir das 19h:
Instagram: @fjmangabeira
Facebook: facebook.com/fjoaomangabeira
Youtube: Fundação João Mangabeira
Portal: www.fjmangabeira.org.br