Publicado 7 de maio de 2016 12:13. última modificação 7 de maio de 2016 12:13.

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Especialistas ressaltam importância das redes sociais durante pré-campanha em 2016

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Agenda 40 – 06/05/2016

As particularidades das eleições de 2016 e a força das redes sociais foram tema de debate no seminário Cidades Inclusivas, que reúne pré-candidatos a prefeito do PSB em Brasília. Especialistas em marketing político e redes sociais ressaltaram a importância da pré-campanha neste ano e o uso intensivo das redes sociais.

Palestrante desta sexta-feira (6), Kao Martins destacou três mudanças cruciais nas regras eleitorais deste ano que afetam diretamente os candidatos: a redução do período de campanha e ampliação da pré-campanha; o fim do financiamento empresarial; e o cenário de intolerância do eleitor com a política.

“Há uma extrema redução de recursos neste ano, sem entrar no mérito da decisão sobre financiamento de campanha. As campanhas vão exigir muito mais criatividade, eficiência, eficácia nos gastos. Um planejamento muito mais cuidadoso”, disse Martins, especialista em marketing político.

Para ele, o candidato deverá dar importância para o período da pré-campanha, com a apresentação de diretrizes e propostas sem pedir votos. Entretanto, terá de ser cuidadoso para manter a coerência até o dia do pleito.

“A grande exigência que vai se fazer aos candidatos neste ano é a coerência. A ideia de que é possível construir um candidato com aquilo que ele não é ficou para trás. No caso das redes sociais é fundamental a coerência do discurso colocado ali. Não se perder em promessas e compromissos ao longo da campanha, afirmou.

Com a facilidade de acesso ao conteúdo na internet, não é mais possível defender a ideia de ocultar algo ou abordar determinado assunto de interesse de forma parcial, ou mesmo deixar de assumir posições em relação a questões polêmicas do dia a dia, enfatizou o especialista.

Leonardo Carraretto, especialista em mídias sociais, falou da importância de atentar para as particularidades de cada rede social na transmissão das mensagens. “É preciso ter cuidado com a forma de apresentar a informação. As pessoas virão até você para perguntar e tirar dúvidas, portanto, é importante que estejam nas redes certas para saber responder de forma correta”, disse.

Segundo Carraretto, o Whatsapp é a aposta para as eleições deste ano, mas a melhor forma de utilizar a ferramenta é um terreno desconhecido no marketing digital.

O especialista citou exemplos práticos para que o candidato alcance mais visibilidade e credibilidade nas redes sociais e falou sobre o que deve ser evitado. “As pessoas esperam muito mais ouvir suas propostas e saber sobe a sua opinião sobre temas atuais do que ler sobre mensagens motivacionais no seu perfil. Elas querem saber o que você pensa”, disse.

Carraretto listou dez atitudes nas redes sociais que podem destruir uma campanha. Estar no meio digital apenas no período eleitoral, não responder seus interlocutores, ou desprezar quem discorda de suas ideias e propostas estão entre elas.

O palestrante destacou ainda sobre as doações online, forte tendência nos Estados Unidos. “Construa o seu capital político agora para que nas próximas eleições você tenha doações”, disse.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

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