Publicado 7 de fevereiro de 2025 09:18. última modificação 7 de fevereiro de 2025 09:19.

OUVIR
Destaques, Notícias

Carlos Siqueira lança candidatura de João Campos à presidência do PSB em reunião do diretório nacional

Carlos Siqueira lança candidatura de João Campos

Em reunião presencial e virtual do diretório nacional do PSB, nesta quinta-feira (6), o presidente nacional Carlos Siqueira lançou oficialmente a candidatura do prefeito do Recife, João Campos, para sucedê-lo à frente do partido a partir de maio de 2025. O nome de Campos será apresentado ao XVI Congresso Nacional do PSB, marcado para os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília.

Participaram da reunião o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e os governadores Renato Casagrande (Espírito Santo) e João Azevêdo (Paraíba). João Campos participou da reunião de forma on-line.

“Quero aproveitar esta reunião do nosso Diretório Nacional para fazer o lançamento oficial da candidatura que se apresenta, que eu defendo e que muitos companheiros que estão aqui também defendem, que é do prefeito João Campos à presidência do partido. Um jovem muito promissor, que tem na sua juventude uma maturidade extraordinária, esta é uma mudança geracional necessária e que aponta para uma perspectiva muito positiva para o PSB, que pode atrair mais jovens e pessoas que queiram fazer a boa política para o nosso país. Com a juventude que João representa e um programa moderno que conseguimos construir na autorreforma do PSB, acredito que o partido se projeta com força para futuras disputas”, disse.

Além de competente na administração pública, João consegue dominar a nova forma de comunicação direta com a população, o que é uma grande vantagem competitiva num ambiente dominado pelas redes digitais e de grande polarização política. “Acredito que à frente do partido, com o apoio de todos os companheiros, como aconteceu comigo, João cumprirá um papel importante em favor do crescimento do partido, que poderá continuar a dar sua contribuição à vida republicana brasileira e às transformações no cotidiano das pessoas, que é o nosso papel principal”, afirmou Siqueira.

Siqueira disse que essa foi sua última reunião presidindo o Diretório Nacional e agradeceu o apoio que recebeu da militância e dos dirigentes partidários ao longo dos últimos dez anos, quando foi escolhido para suceder o ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2014.

“O agradecimento que faço hoje é comovido. Estou feliz, sei que cometi erros, peço desculpas por eles porque somos humanos e, naturalmente, ninguém é perfeito, muito menos eu. Mas estou muito satisfeito porque temos nas fileiras do partido integrantes que são importantes, são construtores do partido, muitos deles nunca tiveram outro partido. Quando assumi a presidência, muitos até prognosticavam o fim do PSB com a morte de Eduardo, mas a instituição, por mais importantes que sejam as personalidades, felizmente, é maior do que as pessoas. São as pessoas que fazem a instituição, mas a instituição vai subsistir e continuar sua história, nada obstante às pessoas que são importantes, mas que partem ou deixam suas funções, como é o meu caso em maio próximo”.

Siqueira afirmou que um partido não é um fim em si mesmo e, por isso, essa instituição precisa viver em função do país e de sua população. “É pensando nessas pessoas que nós devemos nos inspirar e continuar entusiasmados lutando por uma sociedade melhor. Um abraço e muito obrigado”, finalizou sua fala, com a voz embargada.

Deliberação sobre congressos

Ao longo da reunião, os membros do DN aprovaram, por unanimidade, as datas para as realizações dos congressos municipais, estaduais e nacional do partido em 2025. De 1º a 31 de março serão realizados os congressos zonais, municipais e distrital. Já os congressos estaduais vão ocorrer de 1º a 30 de abril.

O tema central do XVI Congresso Nacional do PSB será “Brasil – Potência Criativa e Sustentável” e os socialistas vão deliberar sobre assuntos que constam no programa partidário, aprovado no Congresso da Autorreforma. Entre esses temas estão: a conjuntura política nacional e o fortalecimento do PSB para as eleições de 2026; o renascimento criativo da indústria; tecnologias digitais e políticas de comunicação; política internacional – multilateralismo, paz mundial; economia verde, desenvolvimento sustentável e Amazônia 4.0; o Estado brasileiro e as desigualdades sociais.

Além disso, serão feitas as eleições dos novos Diretório Nacional, Conselho de Ética e Conselho Fiscal (titulares e suplentes), e da Comissão Executiva Nacional.

A abertura do XVI Congresso contará com um ato político-cultural em homenagem ao pianista Arthur Moreira Lima, filiado ao PSB e falecido em outubro de 2024, e ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da Resolução do DN nº 001/2025.

Compartilhe
compartilhamentos: