Publicado 12 de abril de 2024 17:25. última modificação 25 de maio de 2024 16:52.

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João Campos ensina como transformou Recife (PE) em cidade digital em menos de um ano

Prefeito da cidade explicou como nasceu Conecta Recife, plataforma acessível, transparente e rápida para escuta da população, prestação de serviços e criação de políticas públicas

Quem acompanhou a segunda aula do curso ‘Criatividade: Marcas e Marketing do PSB/Eleições 2024 – Comunicação, Conteúdo e Práticas’, realizada nesta quinta-feira (11) à noite, via You Tube e Zoom, entendeu na hora por que o prefeito do Recife, João Campos, recebeu prêmios de serviço público e habitat da ONU, em fevereiro último, em Nova Iorque.

Era janeiro de 2021. João Campos tinha acabado de assumir, em plena fase de insegurança vacinal durante a epidemia de Covid-19. Vai ter vacina ou não? É neste contexto que nasceu o Conecta Recife, plataforma acessível a quase 100% da população, transparente e rápida para escuta dos cidadãos, prestação de serviços e criação de políticas públicas, que tornou Recife uma cidade digital em menos de um ano.

Transformando uma grande dificuldade em uma enorme oportunidade, João Campos conversou com Fiocruz, Butantã, entidades privadas e verificou que logo a vacina chegaria e depois seria produzida no Brasil. A partir daí, resolveu fazer um movimento com toda a população para agendamento da vacinação com definição do dia, hora e local. Campos percebeu que nenhum serviço teria tal abrangência, todos passariam pelo SUS. “O Conecta Recife abriu a porta de entrada da Prefeitura para a população.” Para quem não sabia utilizar o serviço digital, bastava dirigir-se às unidades de saúde, que havia pessoal treinado para fazer o cadastro.

DE 8 MIL A 1 MILHÃO – João Campos disse que tudo começou com wi fis nas praças, atendendo 8 mil usuários. “Hoje tem mais de um milhão de downloads, sendo que Recife tem em torno 1,6 milhão de habitantes. Formou-se uma base de dados que norteia a criação de políticas públicas, com todos os serviços mapeados e avaliados, respeitando-se todas as proteções devidas.” Em constante ampliação e aperfeiçoamento, o Conecta Recife está praticamente todo transposto para o whatsapp, segundo João Campos, com zero propaganda, apenas serviços.

O prefeito destacou a criação de um núcleo de georreferenciamento global unificado. “Todas as políticas públicas a gente georreferencia para contemplar todo mundo. Tomo decisões olhando o mapa.” Ele deu como exemplo a detecção dos pontos de risco 3 e 4 na cidade e a elaboração de um projeto para encostas nestes locais. “É a primeira vez que uma obra de grande porte com esse objetivo foi feita no Recife.”

Outro destaque levantado por Campos foi o Marco Legal das Startups, que possibilitou a contratação de inovação aberta na cidade. “A partir da constatação de um problema, busca-se a solução por meio desse convite à população para construir a solução.” A novidade é que a Prefeitura vira sócio da startup contratada. Dessa forma, se outras cidades adotarem a medida proposta, a Prefeitura recebe royalties. “É um compartilhar de responsabilidades. Pouquíssimas cidades usam.”

QUEM SABE FAZ AO VIVO – O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo Bezerra, fez questão de mostrar aos participantes do curso o funcionamento do Conecta Recife, ao vivo, impressionando os participantes.

Ele disse que a ’Internetosfera’ não tem limite e que todos os governos precisam utilizá-la para ter sucesso. Rafael disse que as pessoas ficam, em média, 16 horas em frente a uma tela, sendo 9 horas na Internet. “Todo dia temos lançamentos novos, mais acessados.” O secretário contou que a divisão de busca foi feita não por secretarias, mas por assuntos de interesse da população, para adultos e crianças, inclusive com agenda de eventos públicos e privados. “A iniciativa privada agradece pela divulgação que movimenta a economia local.”

A ‘joia da coroa’, de acordo com Rafael, é a preferência de notificação, em que as pessoas decidem o que querem receber no whatsapp, por exemplo, alerta de chuvas acima de 30 milímetros. Além disso, o Conecta Recife permite que os cidadãos avaliem os serviços prestados, recebam alerta da passagem da coleta seletiva, acessem o adote pet e delivery pet, entre muitos outros. Por comando de voz, você solicita uma orientação e até indicação de alguém ou de empresa que preste um serviço, incentivando o empreendedorismo e o emprego, “uma vitrine de mão de obra.’

Rafael afirmou que a mais recente novidade do Conecta Recife é a moeda capiba. Ao acessar os serviços da Prefeitura, o usuário ganha moedas e depois poder trocar por prêmios e produtos.

A aula, com cerca de 400 participantes, teve mediação da coordenadora de Comunicação da FJM, Luciana Capiberibe, e considerações do secretário de Formação do PSB, Domingos Leonelli, que juntamente com João Campos, comentou sobre o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco, instalado na área central do Recife. “Recife é exemplo da verdadeira cidade criativa”, declarou Leonelli.

Iniciativa conjunta do PSB com a Fundação João Mangabeira (FJM), a formação aborda diversas temáticas da comunicação, além de conteúdos programáticos, que deverão ser instrumentais para a campanha municipal de 2024. É promovida para candidatos (as), assessores políticos, equipes e membros de pré-campanhas de futuros candidatos (as) socialistas aos cargos de vereador(a), prefeito(a) e vice-prefeito(a) em todo o Brasil.

Próxima aula será com especialista em marketing político nas redes – A terceira aula do curso será no dia 18 de abril, às 19h, sob o tema ‘Construindo o Marketing para engajamento nas redes sociais’, com o especialista Glauco Lima. Ele é formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Comunicação Social, em 1985. É membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), redator de Propaganda, planejador e criador de Comunicação.

No total, o curso abrange oito exposições de uma hora e meia cada, com meia hora para debate, realizadas por especialistas nas áreas abordadas. As transmissões, com duração total de 2 horas – 1h30 horas para o/a palestrante e meia hora para debate – serão feitas sempre às quintas-feiras, às 19h, até 23 de maio.
Cada especialista enviará um texto de quatro páginas sobre o tema abordado para que seja feita uma publicação como resultado da formação para publicação de um caderno pelo PSB e pela FJM, conjuntamente.

Confira as próximas aulas:
 25/04 (quinta-feira), 19h – Cidades Criativas e desenvolvimento regional

  • Ana Carla Fonseca Reis – Administradora Pública, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo, autora da primeira tese sobre cidades criativas no Brasil, é profissional de referência mundial em Economia Criativa, Cultura e Desenvolvimento Territorial.

 02/05 (quinta-feira), 19h -Inteligência Artificial e eleições 2024

  • Fábio Malini – É professor do Departamento de Comunicação, na Universidade Federal do Espírito Santo, desde 2005, onde coordena o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cultura (LABIC/UFES), onde desenvolve pesquisas sobre ciência de dados, movimentos sociais e redes sociais (com especialidade em coleta, processamento e visualização de big data).

 09/05 (quinta-feira), 19h – Construindo o Marketing para engajamento nas redes sociais

  • Sergio Denicoli – O sentimento das redes, estratégias e ações para 2024 – Formado em jornalismo e em publicidade. Pós-doutor em Comunicação, pesquisador da Universidade do Minho, em Portugal, CEO da AP Exata inteligência em Comunicação Digital e colunista do Estadão.

 16/05 – Informações para internet – textos e estratégias para portais

  • Luciana Panke – Professora do Departamento de Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, foi reconhecida como uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política da América Latina pelo Victory Awards 2016.

 23/05 (quinta-feira), 19h – Diversidade: o bônus eleitoral de pertencer a movimentos populares e defender causas identitárias
Renato Meirelles – Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva. Foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular, conduzindo diversos estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro. Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, é autor do livro ‘Um País chamado Favela’, em parceria com Celso Athayde. Renato Meirelles é palestrante e colunista da revista Brasileiros e da Exame.com.

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