Observatório da Democracia prepara evento sobre mídias digitais e política
Representantes das fundações partidárias que fazem parte do Observatório da Democracia (OD) estiveram reunidos hoje em Brasília, na sede da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini(FLB/AP), com objetivo de formatar um evento para debater o efeito das mídias sociais digitais no mundo político, com atenção especial para a CPI das Fake News, cuja relatora é a deputada Lídice da Mata (PSB-BA).
Para Alexandre Navarro, vice-presidente da Fundação João Mangabeira(FJM), é importante que ” se saiba qual o nível de convergência entre os diversos partidos progressistas, que fazem parte do Observatório da Democracia, para construir um projeto conjunto no futuro”. Para o coordenador do grupo de trabalho sobre tecnologia e mídias sociais digitais do OD, Henrique Mathiessen (FLB/AP), existe uma ameaça ao Estado democrático pela forma como as redes sociais digitais vem sendo usadas no campo político, “ é fundamental que os partidos do campo progressista troquem experiências e ajam em conjunto com relação à utilização das redes sociais na política”. Gustavo Alves, da Fundação Maurício Grabois(FMG), acredita que é importante avaliar a questão das Fake News para que se possa propor ações como contraposição ao que está acontecendo.
Alexandre Varela, que representou a Fundação Lauro Campos/Marielle Franco, manifestou preocupação com a “guerra de versões” que circula hoje nas redes, onde o Whatsapp tem mais credibilidade do que os grandes jornais. Efraim Neto, assessor da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPI das Fake News, informou como estão os debates naquela CPI e disse que entre os crimes que estão sendo apurados, 90% são crimes contra a honra, calúnia, difamação, etc, enquanto 10% são crimes de desinformação, ele disse ainda que há muito despreparo nas delegacias de cibercrimes para fazer investigações.
O evento deverá ocorrer em março e irá focar no tema da CPI das Fake News e no nivelamento de informações entre as diversas fundações partidárias e partidos políticos envolvidos.