Publicado 1 de fevereiro de 2022 10:23. última modificação 5 de fevereiro de 2022 13:16.

OUVIR
Notícias

Partido Socialista Português conquista maioria no parlamento

O Partido Socialista Portugês (PS) conquistou a maioria absoluta do parlamento, tendo eleito 117 deputados e conquistado 42% dos votos da população nas eleições gerais realizadas no último domingo (30), percentual maior do que apontavam as pesquisas eleitorais pré-pleito. O resultado permitirá que António Costa continue como primeiro-ministro de Portugal.

Mesmo rompido com outros partidos de esquerda e com eleições antecipadas, após o governo não conseguir aprovar o orçamento para 2022, a força do partido e suas realizações, depois de seis anos no poder, falaram mais alto. António Costa declarou, em discurso após a vitória, que depois de dois anos num combate contra uma pandemia, era com muita emoção que assumia a responsabilidade que os portugueses lhe confiaram e que foi uma vitória baseada na humildade, confiança e pela estabilidade do país.

Um dos deputados reeleitos é Miguel Mota, economista e secretário-geral da Juventude Socialista de Portugal (JSPortugal), com quem o chefe de gabinete da presidência da Fundação João Mangabeira, Renato de Andrade, e a deputada Tábata Amaral (PSB-SP) tiveram um encontro, em novembro de 2021.

Mota luta pelos jovens portugueses e pelo meio ambiente, e suas bases eleitorais são para criação de mais crescimento, melhor emprego, maiores salários, menos impostos e combate às alterações climáticas.

Para ele, assim como para muitos parlamentares brasileiros do PSB, ser jovem hoje é um desafio, pois as políticas públicas não estão pensando nem ouvindo o que essa geração enfrenta, como clima, habitação, educação, emprego, saúde mental, entre outros. Segundo Mota, em vídeo divulgado durante a campanha, em que conversa com António Costa, são problemas estruturais e que necessitam de planejamento e empenho para serem resolvidos. “Quem nasceu na década de 90 e nos anos 2000 merece viver num país ecologista, progressista e de esquerda”, declara Mota.

A Fundação João Mangabeira deseja boa sorte ao novo mandato do Partido Socialista Português, que segue mostrando ao mundo a força da união pelo social e seu poder de verdadeiras transformações.

Compartilhe
compartilhamentos: