Relato da Juventude Socialista Brasileira sobre a 11ª Bienal da UNE
A Juventude Socialista Brasileira (JSB) participou entre os dias 6 e 10 de fevereiro da 11ª Bienal da UNE e do 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). O encontro pela primeira vez foi realizado em conjunto pelas três principais entidades de representação estudantil nacional: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), sendo, assim, o maior Encontro Estudantil da América Latina com a presença de mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil.
Foram debatidos pelas diversas forças políticas presentes temas centrais para o nosso país neste novo ciclo que vivemos: como a defesa da Educação, com seu caráter público, plural, gratuito e de excelência; a cultura popular como importante vertente de desenvolvimento para o país; e a defesa do fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional inclusivo e com justiça social. Nossos parlamentares, Lídice da Mata (PSB/BA) e Aliel Machado (PSB/PR) participaram de uma das mesas principais do evento e receberam a homenagem da União Nacional dos Estudantes pelo trabalho em defesa da Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia.
Também fizeram parte da programação da Bienal os encontros da base estudantil que proporcionaram debates de conjuntura nacional, futuro da educação e da organização do movimento estudantil. O 15º CONEG da UNE reuniu Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos de todo o Brasil que teve como deliberação a construção de uma Jornada de Lutas conjunta entre as várias forças estudantis em oposição ao atual Governo Bolsonaro e em defesa da autonomia da educação. A plenária final aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Cajezeiras e a construção de uma Frente Democrática e Popular em defesa do Brasil e em oposição ao atual Governo foi a tônica orientadora do Encontro.
A JSB, ainda, realizou vários encontros ampliados conduzidos por seu Executiva Nacional para a discussão e deliberação sobre o Planejamento Estratégico da Juventude Socialista para o período de 2019/2020. As diretrizes e metas foram traçadas em 4 eixos centrais, organizados e sistematizados por grupos de trabalhos, sendo esses: Comunicação, Movimento Estudantil, Formação Política e JSB Feminista. Na plenária final foi apreciado um documento de planejamento final que será um importante instrumento de direcionamento de ação da Juventude Socialista neste próximo biênio.
O Presidente Nacional da Juventude, Tony Sechi, avalia a grande importância deste momento, ainda mais dentro da Conjuntura Nacional que o país vive atualmente. Segundo ele: “A 11ª Bienal, 15º CONEB e o Encontro de Planejamento da JSB Nacional foram momentos fundamentais para a organização da Juventude, para nos debruçar melhor diante da complexa conjuntura nacional, nos articularmos com as diversas forças progressistas de nosso país e construirmos os caminhos que a Juventude Socialista trilhará no próximo período, em defesa da democracia, da soberania nacional, da educação pública, gratuita e de qualidade e de um país mais justo e igualitário. Para isso, precisamos unir uma grande frente democrática que enfrentará com veemência qualquer retrocesso que o Governo Bolsonaro tente em conquistas históricas de nossa juventude”