Sustentabilidade, Endowments e a Nova FMA
Os fundos patrimoniais, conhecidos fora do brasil como endowmewnts têm origem muito antiga, com casos que remontam as doações de terras à igreja, na Idade Média, ou os primeiros fundos de universidades, como os da Universidade de Oxford, na Inglaterra, também providos na Idade Média.
No início do século XX, os endowments passaram a apresentar estruturas financeiras mais complexas e um instrumento de incentivo bastante comum nas instituições de ensino estrangeiras.
Como instrumento de sustentabilidade financeira, as 10 melhores instituições de ensino do mundo, 6 nos EUA e 4 na Inglaterra, utilizam esta estrutura de apoio para sua manutenção e desenvolvimento de projetos.
Além do investimento em instituições de ensino, os endowments também aportam recursos em entidades culturais. Nos EUA, uma parcela importante dos valores necessários à manutenção de equipamentos como o Smithsonian Institution (Washington), a Art Institute of Chicago ou a Boston Symphony Orchestra provém destes repasses. Na Itália e na Inglaterra, grande parte dos recursos gerados pelas loterias é destinado aos fundos de endowment.